sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia de todos os Santos

Se há coisa que eu não compreendo é a "Romaria" em torno do dia 1 de Novembro. Ora vamos lá ver, se as pessoas não vão ao cemitério durante um ano inteiro e se muitas vezes nem sequer pensam nos entes queridos falecidos que lá se encontram, porque "carga d'água" é que lá vão chorar e levar flores neste dia? É um fenómeno que me intriga. 
Os cemitérios estavam tão cheios que quase pareciam o centro comercial num domingo chuvoso, os comentários ouvidos variavam entre a campa com mais flores, o morto com menos visitas e a indumentária escolhida pelos vizinhos. Todas as preocupações menos aquela que deveria ser o propósito da visita...

17 comentários:

  1. eh pá finalmente alguém que fala do dia de ontem sem referir a rivalidade "pão por deus" versus halloween!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, o "pão de deus" nem conhecia e o halloween nunca foi tradição festejar (apesar de este ano o ter feito e gostei muito) e sabes que mais? Por mim cada um festeja o que bem entender ;) Beijinhos*

      Eliminar
    2. também acho, deixem-se de moralismos que é uma festa importada e a tradição já não é o que era... pelamordedeus cada um vive o dia como bem entender, seja em festa ou em cemitérios. live and let live!

      Eliminar
  2. Ainda hoje ao almoço:

    "Aqui neste cemitério é uma cabrice, anda tudo à procura das melhores flores e há lá umas bens caras".

    É tudo só para "inglês" ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As aparências para algumas pessoas são o que mais importa... Beijinhos*

      Eliminar
  3. concordo contigo, podia ter sido eu a escrever! nunca percebi...
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Neste dia as pessoas até vestem as roupas mais escuras que têm, colocam o seu semblante mais carregado, só para parecerem mais tristes! Não gosto disto... é muita hipocrisia junta!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Não podia concordar mais ctg.... :S

    ResponderEliminar
  6. Percebo perfeitamente, aliás, nunca vou ao cemitério nesse dia, mas por outro lado, é o mesmo que acontece noutras festas, como o Natal e Páscoa, que acaba por ser festas muito comerciais, e perdem o verdadeiro significado.
    As pessoas acham que conseguem fazer uma homenagem melhor com flores. É um direito que têm, e no fundo não querem deixar passar o dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também ninguém me vê no cemitério nesse dia. Não tenho nada contra a homenagem só acho que as pessoas o fazem com os princípios errados! Obrigada pela visita! Beijinhos*

      Eliminar
  7. Quanto a mim e que me desculpem as almas mais sensiveis, à excepção de algumas pessoas, essa romaria não passa de mais uma feira das vaidades...
    Ademais, reparoq ue algumas pessoas vão na vespera para poder ajeitar a campa, lavar o marmore e pôr flores para que no dia ninguém diga "ai fulana de tal nem vem aqui tomar conta de nada; olha como está a campa!".
    Deviam era ter vergonha na cara!
    Eu prefiro estar com os vivos e tratá-los bem enquanto vivem; depois de mortos passam a viver no meu coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clap, clap!!! Muito bem dito! Concordo plenamente! Beijinhos*

      Eliminar
  8. Escrevi um post sobre esta hipocrisia.
    Penso exatamente da mesma forma!
    Mais um dia para ver e ser visto, muita etiqueta social.
    Conheço pessoas que vão todo o ano ao cemitério, e recusam-se a ir neste dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente com o teu post. Os valores trocados da sociedade reflectem-se nestes dias! Obrigada pela visita! Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada e voltem sempre a este meu "cantinho". Serão sempre recebidos com um sorriso!