sábado, 13 de outubro de 2012

Só porque sim...

Há quem tenha medo da morte, eu não! Já vi tanta gente "partir" para a sua última viagem que perdi o medo de morrer. Custa-me que as pessoas não dêem a devida importância a esta etapa... É tão importante nascer bem, como morrer bem! Morrer sem dor, sem dor psicológica principalmente, conseguir resolver os problemas que nos atormentam e que deixamos sempre para depois, dizer amo-te, dizer perdoo-te, dizer perdoa-me, dizer adeus! Para mim é uma honra conseguir fazer a diferença na morte de alguém, proporcionar conforto, carinho, alento, proporcionar paz! É uma honra ser a última face que alguém vê antes da "Grande Viagem".
- Boa viagem, digo.

6 comentários:

  1. Eu tenho medo, mesmo muito medo da morte... Mas é algo natural e mesmo a única coisa certa que temos desde que nascemos, mas não me impede de ter medo. Se pudesse escolher, escolhia uma morte tranquila, durante o sono, sem qualquer sofrimento. Mas escolha é coisa que não nos dão.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Não tenho medo da ideia de morrer (da morte mesmo, só saberei se tenho medo chegada a derradeira hora), mas aflige-me pensar na dor que lhe possa estar associada. Provavelmente é mais um exagero; a vida mostra-nos que raramente as coisas correspondem ao nosso pré-conceito e talvez a dor da morte seja assim - chegada a hora há-de sempre doer menos do que imagino.

    Só discordo (superficialmente) de ti quando equiparas a importância de nascer com a de morrer. Eu acho ainda mais importante morrer bem. Nascemos sem noção do que é, ou do que se passa. Morremos, ou fazemos os últimos metros do percurso até lá, quase sempre conscientes disso (9 em cada 10 de nós hão-de morrer de doença prolongada!). O nascimento acontece; a morte é quase sempre uma caminhada que temos que gerir.

    É simpático o desejo de boa viagem. Hás-de ser recordada por isso! :)

    ResponderEliminar
  3. Aos poucos vamos perdendo o medo e aceitando a vida como ela é, sem pânicos e com a máxima calma e naturalidade

    ResponderEliminar
  4. Pituxa, ter medo é normal, a ideia de deixarmos tudo e todos é sempre aterradora.
    Vicky, obrigada pelo comentário e pela visita, tens razão com o passar do tempo e com as experiências que vivenciados a morte vai perdendo o seu medo natural.
    Nightwriter contigo falo em casa ;) Voltem sempre!

    ResponderEliminar
  5. Texto bonito :)
    Eu acho que não perdemos o medo... aprendemos a lidar com ele. Quem trabalha na área da saúde consegue encarar a morte como algo mais científico, o que ajuda a controlar a emoção. Com dignidade, sempre :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Heriwen pelo comentário. Talvez seja mesmo isso, aprendemos a lidar e a controlar as emoções! Beijinhos e volta sempre ao meu cantinho :)

    ResponderEliminar

Obrigada e voltem sempre a este meu "cantinho". Serão sempre recebidos com um sorriso!